Seja bem vindo ao nosso site Rádio Goitacaz 98.5 FM radiogoitacaz.com.br!

Hora Certa

WhatsApp (81)992915071
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Governo de Pernambuco
Estatísticas

Visitas: 3063

Usuários Online: 1

Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Top Música
1
Clayton & RomárioMorena (Ao Vivo)
2
Manu Bahtidão, Simone MendesDaqui Pra Sempre
3
Simone MendesDOIS FUGITIVOS
Brasil

Dia do Cuscuz: sete curiosidades sobre esse prato símbolo do Nordeste

Saiba mais sobre a origem do prato, que remonta à região do Maghrebe, no Norte da África, e como se deu a sua popularização no Brasil, sobretudo no Nordeste do país

Publicada em 19/03/2025 às 08:35h - 0 visualizações Por Juliano Muta/Folha de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Dia do Cuscuz: sete curiosidades sobre esse prato símbolo do Nordeste
 (Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco)

Em 19 de março, é celebrado o Dia Mundial do Cuscuz, alimento que se tornou símbolo afetivo da cultura nordestina. 

Para marcar a data, apresentamos sete curiosidades sobre a origem do prato, que remonta à região do Maghrebe, no Norte da África, e como se deu sua popularização no Brasil, sobretudo no Nordeste do país.Para aqueles que quiserem se aprofundar mais no tema, pode acessar a matéria especial produzida pala editoria Cultura+ para uma série de reportagens sobre o Nordeste.

Confira sete curiosidades sobre o cuscuz:

1. Apesar de ter sua criação atribuída aos mouros do norte da África, na pré-história, o cuscuz introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses se tornou, ao longo dos anos, um símbolo afetivo da cultura nordestina.

2. O prato já existia dois séculos antes de Cristo, na região do Maghreb - que hoje é composta por cinco países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Mauritânia, ao norte do continente africano.

3. O primeiro registro de que se tem notícia sobre o prato foi escrito em um livro de culinária magrebina, no século XIII. A palavra “k’seksu”, em berbere, reproduz o som do vapor na cuscu-zeira durante o cozimento.

4. O alimento introduzido na Península Ibérica foi chamado de “cuscuz marroquino”, apesar de ser visto em outros países do norte africano, feito com uma mistura da farinha ou sêmola do trigo.

5. O cuscuz foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses e por aqui se tornou base da alimentação de negros, preparado por escravos e vendido em tabuleiros no período colonial.

6. Ao longo dos séculos, o cuscuz se tornou um dos principais alimentos da base da pirâmide social brasileira, não por acaso, com ênfase no Nordeste, onde se concentram as maiores desigualdades sociais do país.

7. Um dos alimentos mais populares do Brasil atual, o cuscuz está entre as receitas mais procuradas no YouTube, junto com panqueca, crepioca com presunto e queijo, pão com ovo cremoso e omelete.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04

Copyright (c) 2025 - Rádio Goitacaz 98.5 FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD